Wikiquote
ptwikiquote
https://pt.wikiquote.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
MediaWiki 1.39.0-wmf.23
first-letter
Multimédia
Especial
Discussão
Utilizador
Utilizador Discussão
Wikiquote
Wikiquote Discussão
Ficheiro
Ficheiro Discussão
MediaWiki
MediaWiki Discussão
Predefinição
Predefinição Discussão
Ajuda
Ajuda Discussão
Categoria
Categoria Discussão
TimedText
TimedText talk
Módulo
Módulo Discussão
Gadget
Gadget talk
Gadget definition
Gadget definition talk
Santos Dumont
0
9385
185019
179973
2022-08-06T19:33:26Z
Erick Soares3
14123
Atualização
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=Santos Dumont
|Wikipedia=Santos Dumont
|Wikicommons=Santos Dumont
|Foto=Alberto Santos-Dumont portrait.jpg
|Nombre=Alberto Santos Dumont
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Alberto Santos Dumont|'''Alberto Santos Dumont''']] ''(Palmira, Minas Gerais, Brasil, [[20 de julho]] de [[1873]] — Guarujá, [[23 de julho]] de [[1932]]) foi um engenheiro (apesar de não ter tido formação acadêmica nessa área) e pioneiro da aviação. Ele foi o primeiro a decolar a bordo de um [[avião]] (o 14-Bis), impulsionado por um motor aeronáutico, apesar de alguns países considerarem os Irmãos Wright como os inventores do avião, por uma decolagem ocorrida em 17 de dezembro de 1903. ''
----
* “Há um ditado que ensina "o gênio é uma grande paciência"; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Nós, os fundadores da locomoção aérea no fim do século passado, tínhamos sonhado um futuroso caminho de glória pacífica para esta filha dos nossos desvelos. Lembro-me perfeitamente que naquele fim de século e nos primeiros anos do atual, no Aero Club de França que foi, pode-se dizer "O ninho da aeronáutica" e que era o ponto de reunião de todos os inventores que se ocupavam desta ciência, pouco se falou em guerra; prevíamos que os aeronautas poderiam, talvez, no futuro, servir de esclarecedores para os Estados Maiores dos exércitos, nunca, porém, nos veio à idéia que eles pudessem desempenhar funções destruidoras nos combates”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Aproveito a ocasião para agradecer à imprensa do mundo inteiro a simpatia com que me cativou e, principalmente, a que dispensou à "Idea Aérea". Foi graças a isso que se instituíram prêmios de estímulo e o cérebro dos inventores se pôs a trabalhar para o aperfeiçoamento da aeronave, até podermos, em 1918, possuir aeroplanos e dirigíveis que parecem o resultado de uma evolução milenária”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Em 12 de julho de 1901, às 3 horas da madrugada, auxiliado por alguns amigos e meus mecânicos, levei-os para o Hipódromo de Longchamps; comecei a fazer pequenos círculos com o dirigível, que era verdadeiramente dócil; fui ao bairro de Puteaux e evoluía por cima de suas inúmeras usinas quando, de repente, ouço um barulho terrível: uma a uma todas as usinas tinham posto a funcionar seus apitos e sirenes”.
: “Fiz duas ou três voltas e cheguei novamente a Longchamps”.
:- ''relatando sua primeira experiência combinando dirigível (balões) acoplado a motores, para facilitar o direcionamento dos vôos; fonte: [[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Dormi três anos e no mês de julho de 1906 apresentei-me no campo de Bagatelle com o meu primeiro aeroplano”.
:“Perguntar-me-á o leitor porque não o construí mais cedo, ao mesmo tempo que os meus dirigíveis. É que o inventor, como a natureza de Linneu, não faz saltos; progride de manso, evolui. Comecei por fazer-me bom piloto de balão livre e só depois ataquei o problema de sua dirigibilidade. Fiz-me bom aeronauta no manejo dos meus dirigíveis; durante muitos anos, estudei a fundo o motor a petróleo e só quando verifiquei que o seu estado de perfeição era bastante para fazer voar, ataquei o problema do mais pesado que o ar”.
:“A questão do aeroplano estava, havia já alguns anos, na ordem do dia; eu, porém, nunca tomava parte nas discussões, porque sempre acreditei que o inventor deve trabalhar em silêncio; as opiniões estranhas nunca produzem nada de bom”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Abandonei meus balões e meu hangar no parque do Aero Club”.
:“Em completo silêncio trabalhei três anos, até que, em fins de julho, após uma assembléia do Aero Club, convidei meus amigos a assistirem minhas experiências, no dia seguinte”.
:“Foi um espanto geral. Todo mundo queria saber como era o aparelho”.
:“A suas dimensões eram: comprimento, 10 metros; envergadura, 12 metros; superfície total, 80 metros quadrados; peso, 160 quilos; motor, 24 HP”.
:“Era uma aparelho grande e biplano e assim o fiz, apenas, a fim de reunir maiores facilidades para voar, pois sempre preferi os aparelhos pequenos, tanto que me esforcei para inventa-los, o que consegui com o minúsculo "Demoiselle", o aeroplano ideal para o amador”.
:“Continuando na minha idéia de evolução, dependurei o meu aeroplano em meu último balão, o n.º 14; por esta razão, batizaram aquele com o nome de 14-bis. Com esse conjunto híbrido, fiz várias experiências em Bagatelle, habituando-me, dia a dia, com o governo do aeroplano, e só quando me senti senhor das manobras é que me desfiz do balão”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Logo depois, em 23 de outubro, perante a Comissão Científica do Aero Club e de grande multidão, fiz o célebre vôo de 250 metros, que confirmou inteiramente a possibilidade de um homem voar”.
:“Esta última experiência e a de 12 de julho de 1901, me proporcionaram os dois momentos mais felizes de toda a minha vida”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
:- ''em 12 de julho de 1901 foi o primeiro vôo de um dirigível (balão) com motores''
:- ''em 23 de outubro de 1906 foi realizado o vôo com o 14-bis, um protótipo do avião''
* “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos”.
:“Logo depois dos irmãos Wright, aparece Levavassor com o aeroplano "Antoinette", superior a tudo quanto, então, existia; Levavassor havia já 20 anos que trabalhava em resolver o problema do vôo; poderia, pois, dizer que o seu aparelho era cópia de outro construído muitos anos antes. Mas não o fez”.
:“O que diriam [[Thomas Edison|Edison]], [[Graham Bell]] ou [[Guglielmo Marconi|Marconi]] se, depois que apresentaram em público a [[lâmpada elétrica]], o [[telefone]] e o [[telégrafo]] sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou aparelho de telefonia sem fios dizendo que os tinha construído antes deles?!”
:“A quem a humanidade deve a navegação aérea pelo mais pesado que o ar? Às experiências dos irmãos Wright, feitas às escondidas (eles são os próprios a dizer que fizeram todo o possível para que não transpirasse nada dos resultados de suas experiências) e que estavam tão ignoradas no mundo, que vemos todos qualificarem os meus 250 metros de "minuto memorável na história da aviação", ou é aos Farman, Bleriot e a mim que fizemos todas as nossas demonstrações diante de comissões científicas e em plena luz do sol?”
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Quem ler o n.º 1 de "Je sais tout", 1905, verá que em meu artigo publicado nesse número eu dizia: "La guerre de l'avenir se fera au moyen de croiseurs aériens rapides se tenant à d'inaccessibles hauteurs, et bombardant à leur guise les forts, les armées et les vaisseaux" (A guerra do futuro se fará por meio de cruzadores aéreos rápidos que atingirão alturas inacessíveis, e bombardeando à maneira deles fortes, exércitos e seus navios). Este artigo foi ridicularizado por alguns militares”.
:“Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas predições sobre o futuro comercial dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos/Parte II|O que eu vi, o que nós veremos/Parte II]]''
*"Estou disposto a oferecer, em concurso, um prêmio de 10 mil francos para o melhor trabalho sobre a interdição das máquinas aéreas como arma de combate e de bombardeio."
:- ''Fonte: Revista Caras, 13 de Setembro de 2006.''
*"...'''qual é a vantagem de ter medo?''' Medo impede a mente de trabalhar propriamente: coragem física depende grandemente de como é constituída: ela talvez não seja sempre controlada pelo desejo e um homem com coragem física pode ser um covarde moral. Consequentemente, quando as pessoas me elogiam por coragem física eu começo a pensar que elas não entendem a filosofia em questão."
:- [https://www2.fab.mil.br/cendoc/images/Revistas/livrosd2021.pdf O mundo falava de Santos-Dumont]. P. 60. ISBN 978-65-994256-0-8
==Sobre Santos Dumont==
*"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, um homem, numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 metros; não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright".
- Ferdinand Ferber. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
"Se algum dia eu pudesse pecar por inveja, pecaria hoje, invejando o meu amigo Santos-Dumont, que conseguiu conquistas uma das glórias mais belas que o homem pode ambicionar neste mundo. Acaba de realizar, não em segredo, nem diante de testemunhas hipotéticas e complacentes, mas à luz plena do sol e perante uma multidão, um soberbo vôo de 60 metros."
: Ernest Archdeacon. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:engenheiros do Brasil]]
[[Categoria:inventores do Brasil]]
jrwlcf8r5soud3y5v9ou0ygdg5dapqx
185023
185019
2022-08-06T21:58:57Z
Erick Soares3
14123
/* Sobre Santos Dumont */
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=Santos Dumont
|Wikipedia=Santos Dumont
|Wikicommons=Santos Dumont
|Foto=Alberto Santos-Dumont portrait.jpg
|Nombre=Alberto Santos Dumont
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Alberto Santos Dumont|'''Alberto Santos Dumont''']] ''(Palmira, Minas Gerais, Brasil, [[20 de julho]] de [[1873]] — Guarujá, [[23 de julho]] de [[1932]]) foi um engenheiro (apesar de não ter tido formação acadêmica nessa área) e pioneiro da aviação. Ele foi o primeiro a decolar a bordo de um [[avião]] (o 14-Bis), impulsionado por um motor aeronáutico, apesar de alguns países considerarem os Irmãos Wright como os inventores do avião, por uma decolagem ocorrida em 17 de dezembro de 1903. ''
----
* “Há um ditado que ensina "o gênio é uma grande paciência"; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Nós, os fundadores da locomoção aérea no fim do século passado, tínhamos sonhado um futuroso caminho de glória pacífica para esta filha dos nossos desvelos. Lembro-me perfeitamente que naquele fim de século e nos primeiros anos do atual, no Aero Club de França que foi, pode-se dizer "O ninho da aeronáutica" e que era o ponto de reunião de todos os inventores que se ocupavam desta ciência, pouco se falou em guerra; prevíamos que os aeronautas poderiam, talvez, no futuro, servir de esclarecedores para os Estados Maiores dos exércitos, nunca, porém, nos veio à idéia que eles pudessem desempenhar funções destruidoras nos combates”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Aproveito a ocasião para agradecer à imprensa do mundo inteiro a simpatia com que me cativou e, principalmente, a que dispensou à "Idea Aérea". Foi graças a isso que se instituíram prêmios de estímulo e o cérebro dos inventores se pôs a trabalhar para o aperfeiçoamento da aeronave, até podermos, em 1918, possuir aeroplanos e dirigíveis que parecem o resultado de uma evolução milenária”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Em 12 de julho de 1901, às 3 horas da madrugada, auxiliado por alguns amigos e meus mecânicos, levei-os para o Hipódromo de Longchamps; comecei a fazer pequenos círculos com o dirigível, que era verdadeiramente dócil; fui ao bairro de Puteaux e evoluía por cima de suas inúmeras usinas quando, de repente, ouço um barulho terrível: uma a uma todas as usinas tinham posto a funcionar seus apitos e sirenes”.
: “Fiz duas ou três voltas e cheguei novamente a Longchamps”.
:- ''relatando sua primeira experiência combinando dirigível (balões) acoplado a motores, para facilitar o direcionamento dos vôos; fonte: [[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Dormi três anos e no mês de julho de 1906 apresentei-me no campo de Bagatelle com o meu primeiro aeroplano”.
:“Perguntar-me-á o leitor porque não o construí mais cedo, ao mesmo tempo que os meus dirigíveis. É que o inventor, como a natureza de Linneu, não faz saltos; progride de manso, evolui. Comecei por fazer-me bom piloto de balão livre e só depois ataquei o problema de sua dirigibilidade. Fiz-me bom aeronauta no manejo dos meus dirigíveis; durante muitos anos, estudei a fundo o motor a petróleo e só quando verifiquei que o seu estado de perfeição era bastante para fazer voar, ataquei o problema do mais pesado que o ar”.
:“A questão do aeroplano estava, havia já alguns anos, na ordem do dia; eu, porém, nunca tomava parte nas discussões, porque sempre acreditei que o inventor deve trabalhar em silêncio; as opiniões estranhas nunca produzem nada de bom”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Abandonei meus balões e meu hangar no parque do Aero Club”.
:“Em completo silêncio trabalhei três anos, até que, em fins de julho, após uma assembléia do Aero Club, convidei meus amigos a assistirem minhas experiências, no dia seguinte”.
:“Foi um espanto geral. Todo mundo queria saber como era o aparelho”.
:“A suas dimensões eram: comprimento, 10 metros; envergadura, 12 metros; superfície total, 80 metros quadrados; peso, 160 quilos; motor, 24 HP”.
:“Era uma aparelho grande e biplano e assim o fiz, apenas, a fim de reunir maiores facilidades para voar, pois sempre preferi os aparelhos pequenos, tanto que me esforcei para inventa-los, o que consegui com o minúsculo "Demoiselle", o aeroplano ideal para o amador”.
:“Continuando na minha idéia de evolução, dependurei o meu aeroplano em meu último balão, o n.º 14; por esta razão, batizaram aquele com o nome de 14-bis. Com esse conjunto híbrido, fiz várias experiências em Bagatelle, habituando-me, dia a dia, com o governo do aeroplano, e só quando me senti senhor das manobras é que me desfiz do balão”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Logo depois, em 23 de outubro, perante a Comissão Científica do Aero Club e de grande multidão, fiz o célebre vôo de 250 metros, que confirmou inteiramente a possibilidade de um homem voar”.
:“Esta última experiência e a de 12 de julho de 1901, me proporcionaram os dois momentos mais felizes de toda a minha vida”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
:- ''em 12 de julho de 1901 foi o primeiro vôo de um dirigível (balão) com motores''
:- ''em 23 de outubro de 1906 foi realizado o vôo com o 14-bis, um protótipo do avião''
* “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos”.
:“Logo depois dos irmãos Wright, aparece Levavassor com o aeroplano "Antoinette", superior a tudo quanto, então, existia; Levavassor havia já 20 anos que trabalhava em resolver o problema do vôo; poderia, pois, dizer que o seu aparelho era cópia de outro construído muitos anos antes. Mas não o fez”.
:“O que diriam [[Thomas Edison|Edison]], [[Graham Bell]] ou [[Guglielmo Marconi|Marconi]] se, depois que apresentaram em público a [[lâmpada elétrica]], o [[telefone]] e o [[telégrafo]] sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou aparelho de telefonia sem fios dizendo que os tinha construído antes deles?!”
:“A quem a humanidade deve a navegação aérea pelo mais pesado que o ar? Às experiências dos irmãos Wright, feitas às escondidas (eles são os próprios a dizer que fizeram todo o possível para que não transpirasse nada dos resultados de suas experiências) e que estavam tão ignoradas no mundo, que vemos todos qualificarem os meus 250 metros de "minuto memorável na história da aviação", ou é aos Farman, Bleriot e a mim que fizemos todas as nossas demonstrações diante de comissões científicas e em plena luz do sol?”
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Quem ler o n.º 1 de "Je sais tout", 1905, verá que em meu artigo publicado nesse número eu dizia: "La guerre de l'avenir se fera au moyen de croiseurs aériens rapides se tenant à d'inaccessibles hauteurs, et bombardant à leur guise les forts, les armées et les vaisseaux" (A guerra do futuro se fará por meio de cruzadores aéreos rápidos que atingirão alturas inacessíveis, e bombardeando à maneira deles fortes, exércitos e seus navios). Este artigo foi ridicularizado por alguns militares”.
:“Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas predições sobre o futuro comercial dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos/Parte II|O que eu vi, o que nós veremos/Parte II]]''
*"Estou disposto a oferecer, em concurso, um prêmio de 10 mil francos para o melhor trabalho sobre a interdição das máquinas aéreas como arma de combate e de bombardeio."
:- ''Fonte: Revista Caras, 13 de Setembro de 2006.''
*"...'''qual é a vantagem de ter medo?''' Medo impede a mente de trabalhar propriamente: coragem física depende grandemente de como é constituída: ela talvez não seja sempre controlada pelo desejo e um homem com coragem física pode ser um covarde moral. Consequentemente, quando as pessoas me elogiam por coragem física eu começo a pensar que elas não entendem a filosofia em questão."
:- [https://www2.fab.mil.br/cendoc/images/Revistas/livrosd2021.pdf O mundo falava de Santos-Dumont]. P. 60. ISBN 978-65-994256-0-8
==Sobre Santos Dumont==
*"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, um homem, numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 metros; não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright".
- [[Ferdinand Ferber]]. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
* "Se algum dia eu pudesse pecar por inveja, pecaria hoje, invejando o meu amigo Santos-Dumont, que conseguiu conquistar uma das glórias mais belas que o homem pode ambicionar neste mundo. Acaba de realizar, não em segredo, nem diante de testemunhas hipotéticas e complacentes, mas à luz plena do sol e perante uma multidão, um soberbo vôo de 60 metros."
- Ernest Archdeacon. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:engenheiros do Brasil]]
[[Categoria:inventores do Brasil]]
6nr7upn5phqg0o56k23x2yzg6n3cani
185032
185023
2022-08-07T10:28:56Z
Erick Soares3
14123
/* Sobre Santos Dumont */
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=Santos Dumont
|Wikipedia=Santos Dumont
|Wikicommons=Santos Dumont
|Foto=Alberto Santos-Dumont portrait.jpg
|Nombre=Alberto Santos Dumont
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Alberto Santos Dumont|'''Alberto Santos Dumont''']] ''(Palmira, Minas Gerais, Brasil, [[20 de julho]] de [[1873]] — Guarujá, [[23 de julho]] de [[1932]]) foi um engenheiro (apesar de não ter tido formação acadêmica nessa área) e pioneiro da aviação. Ele foi o primeiro a decolar a bordo de um [[avião]] (o 14-Bis), impulsionado por um motor aeronáutico, apesar de alguns países considerarem os Irmãos Wright como os inventores do avião, por uma decolagem ocorrida em 17 de dezembro de 1903. ''
----
* “Há um ditado que ensina "o gênio é uma grande paciência"; sem pretender ser gênio, teimei em ser um grande paciente. As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Nós, os fundadores da locomoção aérea no fim do século passado, tínhamos sonhado um futuroso caminho de glória pacífica para esta filha dos nossos desvelos. Lembro-me perfeitamente que naquele fim de século e nos primeiros anos do atual, no Aero Club de França que foi, pode-se dizer "O ninho da aeronáutica" e que era o ponto de reunião de todos os inventores que se ocupavam desta ciência, pouco se falou em guerra; prevíamos que os aeronautas poderiam, talvez, no futuro, servir de esclarecedores para os Estados Maiores dos exércitos, nunca, porém, nos veio à idéia que eles pudessem desempenhar funções destruidoras nos combates”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Aproveito a ocasião para agradecer à imprensa do mundo inteiro a simpatia com que me cativou e, principalmente, a que dispensou à "Idea Aérea". Foi graças a isso que se instituíram prêmios de estímulo e o cérebro dos inventores se pôs a trabalhar para o aperfeiçoamento da aeronave, até podermos, em 1918, possuir aeroplanos e dirigíveis que parecem o resultado de uma evolução milenária”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Em 12 de julho de 1901, às 3 horas da madrugada, auxiliado por alguns amigos e meus mecânicos, levei-os para o Hipódromo de Longchamps; comecei a fazer pequenos círculos com o dirigível, que era verdadeiramente dócil; fui ao bairro de Puteaux e evoluía por cima de suas inúmeras usinas quando, de repente, ouço um barulho terrível: uma a uma todas as usinas tinham posto a funcionar seus apitos e sirenes”.
: “Fiz duas ou três voltas e cheguei novamente a Longchamps”.
:- ''relatando sua primeira experiência combinando dirigível (balões) acoplado a motores, para facilitar o direcionamento dos vôos; fonte: [[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Dormi três anos e no mês de julho de 1906 apresentei-me no campo de Bagatelle com o meu primeiro aeroplano”.
:“Perguntar-me-á o leitor porque não o construí mais cedo, ao mesmo tempo que os meus dirigíveis. É que o inventor, como a natureza de Linneu, não faz saltos; progride de manso, evolui. Comecei por fazer-me bom piloto de balão livre e só depois ataquei o problema de sua dirigibilidade. Fiz-me bom aeronauta no manejo dos meus dirigíveis; durante muitos anos, estudei a fundo o motor a petróleo e só quando verifiquei que o seu estado de perfeição era bastante para fazer voar, ataquei o problema do mais pesado que o ar”.
:“A questão do aeroplano estava, havia já alguns anos, na ordem do dia; eu, porém, nunca tomava parte nas discussões, porque sempre acreditei que o inventor deve trabalhar em silêncio; as opiniões estranhas nunca produzem nada de bom”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Abandonei meus balões e meu hangar no parque do Aero Club”.
:“Em completo silêncio trabalhei três anos, até que, em fins de julho, após uma assembléia do Aero Club, convidei meus amigos a assistirem minhas experiências, no dia seguinte”.
:“Foi um espanto geral. Todo mundo queria saber como era o aparelho”.
:“A suas dimensões eram: comprimento, 10 metros; envergadura, 12 metros; superfície total, 80 metros quadrados; peso, 160 quilos; motor, 24 HP”.
:“Era uma aparelho grande e biplano e assim o fiz, apenas, a fim de reunir maiores facilidades para voar, pois sempre preferi os aparelhos pequenos, tanto que me esforcei para inventa-los, o que consegui com o minúsculo "Demoiselle", o aeroplano ideal para o amador”.
:“Continuando na minha idéia de evolução, dependurei o meu aeroplano em meu último balão, o n.º 14; por esta razão, batizaram aquele com o nome de 14-bis. Com esse conjunto híbrido, fiz várias experiências em Bagatelle, habituando-me, dia a dia, com o governo do aeroplano, e só quando me senti senhor das manobras é que me desfiz do balão”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Logo depois, em 23 de outubro, perante a Comissão Científica do Aero Club e de grande multidão, fiz o célebre vôo de 250 metros, que confirmou inteiramente a possibilidade de um homem voar”.
:“Esta última experiência e a de 12 de julho de 1901, me proporcionaram os dois momentos mais felizes de toda a minha vida”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
:- ''em 12 de julho de 1901 foi o primeiro vôo de um dirigível (balão) com motores''
:- ''em 23 de outubro de 1906 foi realizado o vôo com o 14-bis, um protótipo do avião''
* “Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração; mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos”.
:“Logo depois dos irmãos Wright, aparece Levavassor com o aeroplano "Antoinette", superior a tudo quanto, então, existia; Levavassor havia já 20 anos que trabalhava em resolver o problema do vôo; poderia, pois, dizer que o seu aparelho era cópia de outro construído muitos anos antes. Mas não o fez”.
:“O que diriam [[Thomas Edison|Edison]], [[Graham Bell]] ou [[Guglielmo Marconi|Marconi]] se, depois que apresentaram em público a [[lâmpada elétrica]], o [[telefone]] e o [[telégrafo]] sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou aparelho de telefonia sem fios dizendo que os tinha construído antes deles?!”
:“A quem a humanidade deve a navegação aérea pelo mais pesado que o ar? Às experiências dos irmãos Wright, feitas às escondidas (eles são os próprios a dizer que fizeram todo o possível para que não transpirasse nada dos resultados de suas experiências) e que estavam tão ignoradas no mundo, que vemos todos qualificarem os meus 250 metros de "minuto memorável na história da aviação", ou é aos Farman, Bleriot e a mim que fizemos todas as nossas demonstrações diante de comissões científicas e em plena luz do sol?”
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos|O que eu vi, o que nós veremos]]''
* “Quem ler o n.º 1 de "Je sais tout", 1905, verá que em meu artigo publicado nesse número eu dizia: "La guerre de l'avenir se fera au moyen de croiseurs aériens rapides se tenant à d'inaccessibles hauteurs, et bombardant à leur guise les forts, les armées et les vaisseaux" (A guerra do futuro se fará por meio de cruzadores aéreos rápidos que atingirão alturas inacessíveis, e bombardeando à maneira deles fortes, exércitos e seus navios). Este artigo foi ridicularizado por alguns militares”.
:“Haverá hoje, talvez, quem ridicularize minhas predições sobre o futuro comercial dos aeroplanos. Quem viver, porém, verá”.
:- ''[[s:O que eu vi, o que nós veremos/Parte II|O que eu vi, o que nós veremos/Parte II]]''
*"Estou disposto a oferecer, em concurso, um prêmio de 10 mil francos para o melhor trabalho sobre a interdição das máquinas aéreas como arma de combate e de bombardeio."
:- ''Fonte: Revista Caras, 13 de Setembro de 2006.''
*"...'''qual é a vantagem de ter medo?''' Medo impede a mente de trabalhar propriamente: coragem física depende grandemente de como é constituída: ela talvez não seja sempre controlada pelo desejo e um homem com coragem física pode ser um covarde moral. Consequentemente, quando as pessoas me elogiam por coragem física eu começo a pensar que elas não entendem a filosofia em questão."
:- [https://www2.fab.mil.br/cendoc/images/Revistas/livrosd2021.pdf O mundo falava de Santos-Dumont]. P. 60. ISBN 978-65-994256-0-8
==Sobre Santos Dumont==
*"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, um homem, numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 metros; não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright".
- [[Ferdinand Ferber]]. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
* "Se algum dia eu pudesse pecar por inveja, pecaria hoje, invejando o meu amigo Santos-Dumont, que conseguiu conquistar uma das glórias mais belas que o homem pode ambicionar neste mundo. Acaba de realizar, não em segredo, nem diante de testemunhas hipotéticas e complacentes, mas à luz plena do sol e perante uma multidão, um soberbo vôo de 60 metros."
- [[Ernest Archdeacon]]. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
*"Agora a humanidade vive à sombra de um homem".
- Jean Jaurès. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&pagfis=193830 Vida e morte de Santos-Dumont (I)]. Página 62.
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:engenheiros do Brasil]]
[[Categoria:inventores do Brasil]]
3smajx1wmu4p0rhvk3cbfwovl3ogep0
Jose Fuerte Advincula
0
36197
185029
184103
2022-08-07T00:28:58Z
Alexanderps
1143
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Foto=Jose Advincula.jpg
|Wikipedia=Jose Fuerte Advincula
|Wikicommons=Category:Jose Advincula
}}
'''[[w:Jose Fuerte Advincula|Jose Fuerte Advincula]]''' ''([[30 de março]] de [[1952]]) é um cardeal da Igreja Católica filipino, arcebispo de [[w:Arquidiocese de Manila|Arquidiocese de Manila]].
----
*Embora eu esteja um pouco feliz por causa da honra, também estou com medo por causa das responsabilidades.
:- ''Fonte: [https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-10/arcebispo-filipino-dom-jose-advincula-cardeal-igreja-periferias.html Papa quer que a Igreja cuide das periferias, diz futuro cardeal filipino] (29 de outubro de 2020)
*Anunciar o Evangelho não é apenas uma tarefa do clero e das pessoas consagradas, ou reservada aos púlpitos: é também uma tarefa dos leigos e de cada batizado, em seu estado de vida. Este mandato missionário vem do próprio Cristo e foi vivido pelos primeiros missionários que chegaram às Filipinas há 500 anos
:- ''Fonte: [https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-12/filipinas-tempo-sofrimento-urge-proclamar-evangelho-coragem.html Filipinas. Em tempo de sofrimento, urge proclamar o Evangelho com coragem] (15 de dezembro de 2020)
[[Categoria:Arcebispos católicos das Filipinas]]
[[Categoria:Pessoas vivas]]
pe8sd22n2kusnoehqfnyc5qiaeqyid1
Utilizador Discussão:MdsShakil/header
3
37926
185014
2022-08-06T16:36:29Z
Pathoschild
1676
create header for talk page ([[m:Synchbot|requested by MdsShakil]])
wikitext
text/x-wiki
<div style="display: flex; flex-wrap: wrap; justify-content: center; align-items: center; margin: 16px 0; border: 1px solid #aaaaaa;">
<div style="padding: 12px;">[[File:Circle-icons-megaphone.svg|75px|link=[[m:User_talk:MdsShakil]]]]</div>
<div style="flex: 1; padding: 12px; background-color: #dddddd; color: #555555;">
<div style="font-weight: bold; font-size: 150%; color: red; font-family: 'Comic Sans MS'">Welcome to my talk page!</div>
<div style="max-width: 700px">Hey! I am Shakil Hosen. I patrol many projects, and where I don't know the language I only act in cases of serious vandalism. If you think I have done anything wrong, feel free to [[m:User talk:MdsShakil|message me]] on Meta wiki. If you don't like that you can leave me messages here too, but since I do not watch all of my talk pages, your message might not get a timely response. Thanks! [[File:Face-smile.svg|18px|link=[[m:User:MdsShakil]]]]</div>
</div>
</div>
6ns6eellkw7iqc4yteyjnszfjmo2yio
Noel Antonio Londoño Buitrago
0
37927
185015
2022-08-06T17:12:31Z
Gilldragon
23364
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{autor |Nome= |Wikipedia=Noel Antonio Londoño Buitrago }} '''[[w:Noel Antonio Londoño Buitrago|]]''' ''([[6 de agosto]] de [[1949]]) é um bispo católico colombiano. ---- *O diálogo entre as duas partes é de igual para igual, não de pequenos contra grandes. É essencial que haja diálogo, paciência e clareza nas decisões, porque não é uma luta de pequenos contra grandes. Embora seja isto que se perceba, mas deveria ser um diálogo entre iguais. G...
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Nome=
|Wikipedia=Noel Antonio Londoño Buitrago
}}
'''[[w:Noel Antonio Londoño Buitrago|Noel Antonio Londoño Buitrago]]''' ''([[6 de agosto]] de [[1949]]) é um bispo católico colombiano.
----
*O diálogo entre as duas partes é de igual para igual, não de pequenos contra grandes. É essencial que haja diálogo, paciência e clareza nas decisões, porque não é uma luta de pequenos contra grandes. Embora seja isto que se perceba, mas deveria ser um diálogo entre iguais. Gostaria de convidar os camponeses ao diálogo, a estarem atentos a não exagerar e a permanecer na legalidade... devem saber que contam com o apoio do Bispo, da empresa. O Bispo quer acompanhá-los, mas sempre na paz, na harmonia e no diálogo.
:- ''Fonte: [http://fides.org/pt/news/37084-AMERICA_COLOMBIA_O_dialogo_entre_as_duas_partes_e_de_igual_para_igual_e_nao_de_pequenos_contra_grandes O diálogo entre as duas partes é de igual para igual, e não de pequenos contra grandes] (25 de fevereiro de 2014)
[[Categoria:Bispos católicos da Colômbia]]
[[Categoria:Pessoas vivas]]
785e2927nxtswkkyb2da8v8sgbzkmh0
Francesco Beschi
0
37928
185016
2022-08-06T17:44:24Z
Gilldragon
23364
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{autor |Foto= |Wikicommons=Category:Francesco Beschi }} '''[[w:Francesco Beschi|]]''' ''([[2 de agosto]] de [[1951]]) é um bispo católico italiano. ---- *Vimos a sombra da morte sobre a nossa terra, por isso o anúncio da Ressurreição não é um consolo fácil neste momento, é verdadeiramente abrir o coração a uma possibilidade que Deus nos oferece através das vicissitudes de Jesus e a surpresa desta nova vida que nasce justamente de uma morte, a...
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Foto=
|Wikicommons=Category:Francesco Beschi
}}
'''[[w:Francesco Beschi|Francesco Beschi]]''' ''([[2 de agosto]] de [[1951]]) é um bispo católico italiano.
----
*Vimos a sombra da morte sobre a nossa terra, por isso o anúncio da Ressurreição não é um consolo fácil neste momento, é verdadeiramente abrir o coração a uma possibilidade que Deus nos oferece através das vicissitudes de Jesus e a surpresa desta nova vida que nasce justamente de uma morte, a da cruz e pelo amor com o qual Cristo a abraçou.
:- ''Fonte: [https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-04/bispo-beschi-joao-xxiii-coronavirus.html Bispo de Bérgamo: sentimos a carícia de João XXIII] (14 de abril de 2020)
[[Categoria:Bispos católicos da Itália]]
[[Categoria:Pessoas vivas]]
nxpbjwd9rd64o4xqb0m4gj915ifg6j5
185017
185016
2022-08-06T18:03:50Z
Chico
3
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Foto=BESCHI.jpg
|Wikipedia=Francesco Beschi
|Wikicommons=Category:Francesco Beschi
}}
'''[[w:Francesco Beschi|Francesco Beschi]]''' ''([[2 de agosto]] de [[1951]]) é um bispo católico italiano.
----
*Vimos a sombra da morte sobre a nossa terra, por isso o anúncio da Ressurreição não é um consolo fácil neste momento, é verdadeiramente abrir o coração a uma possibilidade que Deus nos oferece através das vicissitudes de Jesus e a surpresa desta nova vida que nasce justamente de uma morte, a da cruz e pelo amor com o qual Cristo a abraçou.
:- ''Fonte: [https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-04/bispo-beschi-joao-xxiii-coronavirus.html Bispo de Bérgamo: sentimos a carícia de João XXIII] (14 de abril de 2020)
[[Categoria:Bispos católicos da Itália]]
[[Categoria:Pessoas vivas]]
cc2zujx2lsuz2oba3u7i93yf11ryc43
Utilizador Discussão:MdsShakil
3
37929
185018
2022-08-06T18:05:53Z
Pathoschild
1676
add talk page header ([[m:Synchbot|requested by MdsShakil]])
wikitext
text/x-wiki
{{User talk:MdsShakil/header}}
tbo8m2n1p4y1shpmyu07h1k0g9pq65d
Ferdinand Ferber
0
37930
185020
2022-08-06T21:53:13Z
Erick Soares3
14123
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{Autor |Wikisource= |Wikipedia=Ferdinand Ferber |Wikicommons=Ferdinand Ferber |Foto=Ferdinand Ferber (1862-1909) in 1908.jpg |Nombre=Ferdinand Ferber |Gutenberg= |Cervantes= |DominioPu= |DomiPubli= |EbooksG= |Color=#c0c0c0 }} [[w:Ferdinand Ferber|'''Ferdinand Ferber''']] foi um pioneiro da aviação francês. ---- *"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, [[Santos Dumont|um homem]], numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 me...
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=
|Wikipedia=Ferdinand Ferber
|Wikicommons=Ferdinand Ferber
|Foto=Ferdinand Ferber (1862-1909) in 1908.jpg
|Nombre=Ferdinand Ferber
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Ferdinand Ferber|'''Ferdinand Ferber''']] foi um pioneiro da aviação francês.
----
*"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, [[Santos Dumont|um homem]], numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 metros; não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright".
- Ferdinand Ferber. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:França]]
8wlxivep7wdabi4w6lklqc3nsk3n98z
185021
185020
2022-08-06T21:54:18Z
Erick Soares3
14123
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=
|Wikipedia=Ferdinand Ferber
|Wikicommons=Ferdinand Ferber
|Foto=Ferdinand Ferber (1862-1909) in 1908.jpg
|Nombre=Ferdinand Ferber
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Ferdinand Ferber|'''Ferdinand Ferber''']] foi um pioneiro da aviação francês.
----
*"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, [[Santos Dumont|um homem]], numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 metros; não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright".
- Ferdinand Ferber. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Inventores da França]]
jfx0h3yc47o0jfdu0kvjjw7o3cu1yc9
185024
185021
2022-08-06T22:15:31Z
Chico
3
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=
|Wikipedia=Ferdinand Ferber
|Wikicommons=Ferdinand Ferber
|Foto=Ferdinand Ferber (1862-1909) in 1908.jpg
|Nombre=Ferdinand Ferber
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Ferdinand Ferber|'''Ferdinand Ferber''']] ''(Lyon, [[8 de fevereiro]] de [[1862]] - Boulogne-sur-Mer, [[21 de setembro]] de [[1909]]), foi um pioneiro da aviação francês.
----
*"De agora em diante, há um fato precioso. Partindo do solo, [[Santos Dumont|um homem]], numa máquina voadora, percorreu, no ar, mais de 50 metros; não se trata de um desses resultados apócrifos, ou simplesmente afirmados, como aqueles dos irmãos Wright".
::- ''Ferdinand Ferber, conforme citado por Edmar Morel no artigo [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)] in: Revista "O Cruzeiro", edição 42 - página. 53, 1974.
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Inventores da França]]
p8i1pptjfenja6ki7c80a9tbz2afmop
Ernest Archdeacon
0
37931
185022
2022-08-06T21:58:20Z
Erick Soares3
14123
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{Autor |Wikisource= |Wikipedia=Ernest Archdeacon |Wikicommons=Ernest Archdeacon |Foto=Ernest Archdeacon circa 1890s.jpg |Nombre=Ernest Archdeacon |Gutenberg= |Cervantes= |DominioPu= |DomiPubli= |EbooksG= |Color=#c0c0c0 }} [[w:Ernest Archdeacon|'''Ernest Archdeacon''']] foi um advogado francês de renome, de ascendência irlandesa, apaixonado pela aeronáutica. Teve grande influência no desenvolvimento da aviação, apesar de não ser piloto. ---- * "Se a...
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=
|Wikipedia=Ernest Archdeacon
|Wikicommons=Ernest Archdeacon
|Foto=Ernest Archdeacon circa 1890s.jpg
|Nombre=Ernest Archdeacon
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Ernest Archdeacon|'''Ernest Archdeacon''']] foi um advogado francês de renome, de ascendência irlandesa, apaixonado pela aeronáutica. Teve grande influência no desenvolvimento da aviação, apesar de não ser piloto.
----
* "Se algum dia eu pudesse pecar por inveja, pecaria hoje, invejando o meu amigo [[Santos Dumont|Santos-Dumont]], que conseguiu conquistar uma das glórias mais belas que o homem pode ambicionar neste mundo. Acaba de realizar, não em segredo, nem diante de testemunhas hipotéticas e complacentes, mas à luz plena do sol e perante uma multidão, um soberbo vôo de 60 metros."
- Ernest Archdeacon. Fonte: [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)]. Página 53.
[[Categoria:Inventores da França]]
m2khuf5880obe7x3ntj6zjzt3cofoe2
185025
185022
2022-08-06T22:20:42Z
Chico
3
wikitext
text/x-wiki
{{Autor
|Wikisource=
|Wikipedia=Ernest Archdeacon
|Wikicommons=Ernest Archdeacon
|Foto=Ernest Archdeacon circa 1890s.jpg
|Nombre=Ernest Archdeacon
|Gutenberg=
|Cervantes=
|DominioPu=
|DomiPubli=
|EbooksG=
|Color=#c0c0c0
}}
[[w:Ernest Archdeacon|'''Ernest Archdeacon''']] ''([[Paris]], [[28 de março]] de [[1863]] — Versailles, [[3 de janeiro]] de [[1950]]) foi um advogado francês de renome, de ascendência irlandesa, apaixonado pela aeronáutica. Teve grande influência no desenvolvimento da aviação, apesar de não ser piloto.
----
* "Se algum dia eu pudesse pecar por inveja, pecaria hoje, invejando o meu amigo [[Santos Dumont|Santos-Dumont]], que conseguiu conquistar uma das glórias mais belas que o homem pode ambicionar neste mundo. Acaba de realizar, não em segredo, nem diante de testemunhas hipotéticas e complacentes, mas à luz plena do sol e perante uma multidão, um soberbo vôo de 60 metros."
::- ''Ernest Archdeacon conforme citado por Edmar Morel no artigo [http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=003581&Pesq=Santos%20Dumont&pagfis=194075 Vida e morte de Santos-Dumont (final)] in: Revista "O Cruzeiro", edição 42 - página. 53, 1974.
[[Categoria:Inventores da França]]
i75krc87r0st6vqztci5gc8307ti0r9
Rex Andrew Clement Alarcon
0
37932
185026
2022-08-06T23:48:35Z
Gilldragon
23364
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{autor |Nome= |Wikicommons=Category:Rex Andrew Clement Alarcon }} '''[[w:Rex Andrew Clement Alarcon|]]''' ''([[6 de agosto]] de [[1970]]) é um bispo católico. ---- *O casamento infantil é uma triste realidade que desumaniza, explora e abusa das meninas. Celebramos o novo projeto de lei que proíbe o casamento infantil nas Filipinas, elogiando sua aprovação oportuna. Alegra-me observar a determinação dos legisladores em proteger as crianças e sua d...
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Nome=
|Wikicommons=Category:Rex Andrew Clement Alarcon
}}
'''[[w:Rex Andrew Clement Alarcon|Rex Andrew Clement Alarcon]]''' ''([[6 de agosto]] de [[1970]]) é um bispo católico.
----
*O casamento infantil é uma triste realidade que desumaniza, explora e abusa das meninas. Celebramos o novo projeto de lei que proíbe o casamento infantil nas Filipinas, elogiando sua aprovação oportuna. Alegra-me observar a determinação dos legisladores em proteger as crianças e sua dignidade. A sociedade deve proteger seus pequenos, que são os mais vulneráveis, daqueles que os exploram.
:- ''Fonte: [https://www.acidigital.com/noticias/bispos-nas-filipinas-agradecem-aprovacao-de-lei-que-proibe-casamentos-infantis-98558 Bispos nas Filipinas agradecem aprovação de lei que proíbe casamentos infantis] (19 de novembro de 2020)
[[Categoria:Bispos católicos das Filipinas]]
[[Categoria:Pessoas vivas]]
1netw5s2eak94erit81z9xeh778hdow
185027
185026
2022-08-06T23:48:51Z
Gilldragon
23364
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Wikicommons=Category:Rex Andrew Alarcon
}}
'''[[w:Rex Andrew Clement Alarcon|Rex Andrew Clement Alarcon]]''' ''([[6 de agosto]] de [[1970]]) é um bispo católico.
----
*O casamento infantil é uma triste realidade que desumaniza, explora e abusa das meninas. Celebramos o novo projeto de lei que proíbe o casamento infantil nas Filipinas, elogiando sua aprovação oportuna. Alegra-me observar a determinação dos legisladores em proteger as crianças e sua dignidade. A sociedade deve proteger seus pequenos, que são os mais vulneráveis, daqueles que os exploram.
:- ''Fonte: [https://www.acidigital.com/noticias/bispos-nas-filipinas-agradecem-aprovacao-de-lei-que-proibe-casamentos-infantis-98558 Bispos nas Filipinas agradecem aprovação de lei que proíbe casamentos infantis] (19 de novembro de 2020)
[[Categoria:Bispos católicos das Filipinas]]
[[Categoria:Pessoas vivas]]
79i2cod8ss4rrwws6qj5dtluyovqsw2
Armand Gaétan Razafindratandra
0
37933
185028
2022-08-07T00:09:48Z
Gilldragon
23364
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{autor |Nome= |Wikipedia=Armand Gaétan Razafindratandra |Wikicommons=Category:Armand Gaétan Razafindratandra }} '''[[w:Armand Gaétan Razafindratandra|]]''' ''([[7 de agosto]] de [[1925]] – [[9 de janeiro]] de [[2010]]) foi um cardeal arcebispo católico de Madagascar. ---- *Um Papa que trabalhará pela paz e a segurança de todos. O novo Pontífice, como ele mesmo afirmou, seguirá uma linha de continuidade com o precedente Papa, João Paulo II. Ist...
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Nome=
|Wikipedia=Armand Gaétan Razafindratandra
|Wikicommons=Category:Armand Gaétan Razafindratandra
}}
'''[[w:Armand Gaétan Razafindratandra|Armand Gaétan Razafindratandra]]''' ''([[7 de agosto]] de [[1925]] – [[9 de janeiro]] de [[2010]]) foi um cardeal arcebispo católico de Madagascar.
----
*Um Papa que trabalhará pela paz e a segurança de todos. O novo Pontífice, como ele mesmo afirmou, seguirá uma linha de continuidade com o precedente Papa, João Paulo II. Isto significa prosseguir no caminho do diálogo ecumênico e inter-religioso, da atuação do Concílio Vaticano II, da busca da paz e da segurança para todos. Este tema, em particular, é muito querido aos africanos, vítimas de guerras decenais, às quais a comunidade internacional não está oferecendo as repostas adequadas.
:- ''Fonte: [http://fides.org/pt/news/4660-AFRICA_MADAGASCAR_Um_Papa_que_trabalhara_pela_paz_e_pela_atuacao_do_Concilio_Vaticano_II_afirma_o_Cardeal_Razafindratandra_Arcebispo_de_Antananarivo_em_Madagascar Um Papa que trabalhará pela paz e pela atuação do Concílio Vaticano II” afirma o Cardeal Razafindratandra, Arcebispo de Antananarivo, em Madagascar] (23 de abril de 2005)
[[Categoria:Pessoas mortas]]
qq8r7851vsvua8yyx03zx8r029axjwz
185031
185028
2022-08-07T02:06:38Z
Leonaardog
15522
added [[Category:Cardeais de Madagascar]] using [[Help:Gadget-HotCat|HotCat]]
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Nome=
|Wikipedia=Armand Gaétan Razafindratandra
|Wikicommons=Category:Armand Gaétan Razafindratandra
}}
'''[[w:Armand Gaétan Razafindratandra|Armand Gaétan Razafindratandra]]''' ''([[7 de agosto]] de [[1925]] – [[9 de janeiro]] de [[2010]]) foi um cardeal arcebispo católico de Madagascar.
----
*Um Papa que trabalhará pela paz e a segurança de todos. O novo Pontífice, como ele mesmo afirmou, seguirá uma linha de continuidade com o precedente Papa, João Paulo II. Isto significa prosseguir no caminho do diálogo ecumênico e inter-religioso, da atuação do Concílio Vaticano II, da busca da paz e da segurança para todos. Este tema, em particular, é muito querido aos africanos, vítimas de guerras decenais, às quais a comunidade internacional não está oferecendo as repostas adequadas.
:- ''Fonte: [http://fides.org/pt/news/4660-AFRICA_MADAGASCAR_Um_Papa_que_trabalhara_pela_paz_e_pela_atuacao_do_Concilio_Vaticano_II_afirma_o_Cardeal_Razafindratandra_Arcebispo_de_Antananarivo_em_Madagascar Um Papa que trabalhará pela paz e pela atuação do Concílio Vaticano II” afirma o Cardeal Razafindratandra, Arcebispo de Antananarivo, em Madagascar] (23 de abril de 2005)
[[Categoria:Pessoas mortas]]
[[Categoria:Cardeais de Madagascar]]
8ll1ibib3ymtm0rdgkv9iry8kvjnk49
Wolfgang Haas
0
37934
185030
2022-08-07T00:35:38Z
Gilldragon
23364
[[Ajuda:SEA|←]] nova página: {{autor |Foto= |Wikicommons=Category:Wolfgang Haas }} '''[[w:Wolfgang Haas|]]''' ''([[7 de agosto]] de [[1948]]) é um arcebispo católico. ---- *Sou da opinião que em nossa pequena arquidiocese podemos, por boas razões, abster-nos de realizar um procedimento tão complexo e às vezes até complicado, que nesta parte do mundo corre o risco de sofrer ramificações ideológicas. as relações estreitas em nossas paróquias permitem um contato mútuo rápi...
wikitext
text/x-wiki
{{autor
|Foto=
|Wikicommons=Category:Wolfgang Haas
}}
'''[[w:Wolfgang Haas|Wolfgang Haas]]''' ''([[7 de agosto]] de [[1948]]) é um arcebispo católico.
----
*Sou da opinião que em nossa pequena arquidiocese podemos, por boas razões, abster-nos de realizar um procedimento tão complexo e às vezes até complicado, que nesta parte do mundo corre o risco de sofrer ramificações ideológicas. as relações estreitas em nossas paróquias permitem um contato mútuo rápido e descomplicado entre pastores e leigos, de modo que um intercâmbio espiritual sempre foi e é possível. Todos aqueles que queiram podem começar um diálogo entre si.
:- ''Fonte: [https://www.acidigital.com/noticias/arcebispo-de-liechtenstein-nao-fara-processo-sinodal-para-evitar-ideologizacao-94585 Arcebispo de Liechtenstein não fará processo sinodal para evitar “ideologização”] (20 de outubro de 2021)
[[Categoria:Pessoas vivas]]
koc452pvajd88mra6lf6mk2ae9b5hx5